Ter uma vitrine diversificada é imprescindível para atender a todos os clientes. Não se pode esquecer nunca a variedade de clientes que entram em uma loja. Alguns estão atrás de algum produto específico. Outros, de uma marca.
Portanto, a pluralidade dos seus produtos atenderá mais efetivamente a todos os seus possíveis consumidores, fazendo aumentar a probabilidade deles se tornarem clientes. Confira, abaixo, 5 dicas matadoras para ter uma vitrine diversificada e atender a todos os clientes!
1 -Conte com a opinião do cliente que visita sua loja
O seu cliente é o principal colaborador do sucesso do seu negócio. Portanto, é muito importante atender a todos os clientes que procuram sua loja. E a única maneira de fazer isso é compreendendo seus consumidores e oferecendo-lhes aquilo que eles procuram.
Por isso, uma ótima ideia para ter uma vitrine diversificada, é dispor de um tablet na loja, em um totem, para que os clientes interajam com ele. Peça sugestões de produtos que eles gostariam de encontrar, bem como de marcas que eles gostariam de ver no local, mas não estão lá.
Dessa forma, você utilizará a opinião deles para programar a compra dos produtos para a loja.
2- Deixe aos olhos dos clientes os produtos de maior procura
Esta é uma dica fundamental para manter a sua vitrine diversificada e conseguir atender a todos os clientes, ou despertar neles o interesse de entrar na sua loja.
Encontrar o produto desejado, ou a marca esperada, logo na vitrine, despertará a curiosidade do cliente, que procurará por mais dentro da loja.
A partir do momento em que ele entra, é possível estabelecer negociação a respeito do produto, ofertar outros da mesma classe e também vender outros produtos relacionados que o cliente esteja precisando.
Portanto, se atente para os dados que você tem relacionados à procura dos clientes e às vendas da sua loja. Aqueles itens que mais saem são também os que mais chamarão atenção quando expostos na vitrine. As marcas de mais procura também devem estar em evidência nas vitrines e prateleiras.
3-Aposte em campanhas de relacionamento com o cliente
As campanhas de relacionamento com o cliente permitirão que ele tenha confiança na loja, uma vez que são voltadas para criar autoridade no mercado e para atender a todos os clientes nas suas necessidades. Através delas é possível descobrir quais são os benefícios os clientes buscam com os produtos e ofertar exatamente aquilo que eles procuram.
Também é possível perceber quais itens têm maior procura e entender o perfil do seu cliente, para ter na loja o maior mix possível de produtos que sejam pertinentes ao seu público alvo.
4-Aposte em diversos produtos
Outra dica para ter a vitrine diversificada e atender a todos os clientes é apostar em um mix de produtos diversificado. É preciso lembrar que, mesmo que algumas marcas tenham maior saída, alguns clientes simplesmente preferem outras. E para não perder vendas por falta de produto, é preciso investir tanto em uma coisa, como na outra.
Procure, portanto, mostrar a diversidade de produtos da sua loja logo na vitrine. E trabalhe da mesma forma nas prateleiras internas. Quanto maiores forem as opções, maiores as chances de atender a quem procurar pela loja e fazer vendas. Isso é bom tanto para o cliente, que sente suas necessidades satisfeitas, como para a loja.
5-Esteja atento ao seu estoque
Os produtos, especialmente aqueles de maior procura, não podem faltar na loja. Por isso, é preciso organização e uma boa gestão para manter o estoque sempre em dia.
Além disso, através da análise da saída de produtos no estoque, perceba quando se deve fazer alterações na vitrine e prateleiras: à medida que a procura dos clientes alterar, faça as alterações no seu mostruário, adquirindo novos produtos para o estoque.
Dicas bônus!
Agora que você conhece as principais dicas para manter a sua vitrine diversificada e atender a todos os clientes, saiba o que mais há de importante para obter sucesso nas suas estratégias de diversificação.
Mantenha-se atualizado no mercado
Com certeza você já percebeu que algo que vendia muito há alguns anos, hoje não sai mais. Isso acontece porque os clientes estão sempre em busca de novidades.
Além disso, o que há de novo geralmente tem mais funcionalidades e consegue suprir melhor as necessidades de quem procura por determinado produto.
Não à toa os produtos antigos saem logo do mercado. Portanto, procure se manter atualizado e acompanhar as inovações nos produtos para atender a todos os clientes.
Conte com bons fornecedores
Por fim, conte com fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade, dentro do prazo combinado e por um bom preço. Isso ajudará evitar prejuízos com as compras, a manter o estoque em dia e a conseguir atender a todos os clientes.
Portanto, siga essas dicas para manter sua vitrine diversificada e assegurar um bom desempenho da sua loja. Aproveite para conhecer nossos produtos.