Pediu e não chegou a tempo? Saiba quais são os seus direitos

A confiabilidade de uma empresa é, no mínimo, essencial para o seu desenvolvimento. Ao quebrar a expectativa e a confiança do cliente, a avaliação de um negócio consequentemente despenca.

Diante disso, uma das maiores questões do empresário é não se aventurar entre escolhas duvidosas.

A grande dificuldade é que os consumidores não costumam conhecer os seus direitos. Contudo, através de pesquisas e informações é possível obter maior clareza na hora de eleger os seus fornecedores.

Para te auxiliar nessa jornada, criamos este artigo a fim de esclarecer sobre a fidelidade na entrega de produtos e seus direitos diante de pedidos atrasos!

Como o atraso na entrega dos produtos pode atrapalhar seus negócios?

Ao abrir sua loja, Luíza não teve cautela na escolha dos seus fornecedores. Por isso, passou por atrasos significativos na entrega de alguns produtos.

O resultado dessa situação não demorou muito para aparecer. Foram inúmeras críticas nas redes sociais, diversos espaços vazios que deveriam estar ocupados por produtos na loja e no estoque e  clientes que em menos de 5 minutos saíam sem comprar.

A escassez de variedades, as tarefas acumuladas e a falta de estoque desencadearam uma queda brusca no seu faturamento. 

” E agora? Como resolver isso?”

Em casos como o da Luíza é necessário agir de forma imediata em prol de uma solução e conhecer seus direitos.

Como evitar problemas de entregas atrasadas pelos fornecedores?

Antes de realizar qualquer compra, é recomendado que você execute uma série de ações com o intuito de evitar dores de cabeça no decorrer da experiência. Existem diversas formas de prevenir problemas decorrentes das entregas atrasadas. Por isso, listamos algumas a seguir:

  • Seja criterioso! Selecione bem o fornecedor de seus produtos, pesquisando com cautela;
  • Busque reclamações a respeito do fornecimento e descubra quais são as experiências dos consumidores;
  • Implemente uma gestão de estoque eficiente;
  • Entenda os seus direitos.
  • Conheça os valores da empresa antes de fechar o contrato.

Quais são seus direitos enquanto revendedor?

Há regras específicas para esses casos em que o fornecedor atrasa na entrega. Por meio do contrato acordado, você pode definir quais são as medidas cabíveis para a situação.

Uma das formas de recompensar os atrasos é por meio de abatimento do preço do produto, ou até mesmo por pagamento de multa de acordo com os dias atrasados.

Caso não haja o cumprimento das regras estabelecidas, existe a possibilidade de recorrer à medidas judiciais para a reparação dos danos consequentes do atraso.

Como vimos, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar esse problema. Assim, é de extrema necessidade ficar atento as etapas de planejamento do seu negócio.

Se você fica na mão a consequência disso é cliente na mão também. Porém, sempre há uma resolução! Depois de uma reparação de danos o próximo passo é não repetir os mesmos erros.

Quais são os cuidados recomendados ao fazer o pedido?

Ao fazer o pedido, sempre tenha em mãos o comprovante no qual consta o prazo estipulado. Dessa forma, você tem um documento que confirma o prazo de entrega, além de todos os detalhes da transação.

Em seguida, verifique a situação da loja nos órgãos de proteção ao consumidor e procure experiências de outros compradores na internet.

É importante entender as experiências de outros compradores durante a entrega de seus produtos, assim você pode se resguardar e estruturar planos de contigência a fim de reduzir os danos causados por algum atraso, caso encontre reclamações.

Por fim, printe o e-mail recebido após a compra com as informações do pedido e do tempo de espera, bem como todas as telas em que ocorreram alguma interação com a loja, como aplicativos de mensagens instântaneas e redes sociais.

Crie um novo comportamento diante das lições aprendidas

Agora que você já conhece os seus direitos, sabe como se posicionar diante de pedidos atrasados e, mais do que isso, entende como evitar o inconveniente, é hora de agir.

A Perflex preza pela agilidade em todos os seus processos. Desde o momento em que o pedido é feito até o envio, a rapidez se mantém em cada etapa.

Portanto, confira um pouco mais sobre os nossos serviços em nosso site.