O barato sai caro: o problema de confiar em produtos com preços baixíssimos

É comum nos depararmos com a expressão “O barato sai caro” depois de comprarmos produtos de baixa qualidade. Mesmo sendo uma expressão comum, ela não deixa de ser verdade. Principalmente, quando consideramos os fatores que envolvem a produção de determinado item.

A princípio, adquirir um produto barato pode parecer um bom negócio, afinal você economizou dinheiro. Contudo, no decorrer do tempo, essa economia pode causar prejuízos ao seu negócio.

Neste artigo, vamos discorrer sobre o quanto produtos de baixa qualidade podem prejudicar a sua empresa. Acompanhe a leitura!

Quais são as desvantagens de comprar produtos de baixa qualidade?

Existem inúmeras desvantagens em comprar produtos de baixa qualidade. E muitas delas podem ser evitadas com uma análise completa do produto oferecido. Porém, almejando economizar, muitos profissionais acabam gastando ainda mais para solucionar os problemas ocasionados por produtos de baixa qualidade.

Insatisfação do cliente

A desvantagem mais comum de comprar produtos baratos é correr o risco de oferecer itens ruins ao seu cliente. Este, por sua vez, é peça chave para o faturamento da empresa. Logo, se o seu cliente ficar insatisfeito com o seu produto, ele certamente não voltará a fazer compras com você.

E o pior é que ele pode exteriorizar essa insatisfação nas mídias sociais, entre familiares e amigos, o que será nocivo para a reputação da sua marca. Portanto, antes de comprar um produto muito barato, desconfie! Faça pesquisas e veja se vale a pena correr esse risco.

Estoque parado

Uma boa gestão do estoque é fundamental para o sucesso dos negócios. O estoque parado configura ausência de vendas, o que ocasiona prejuízos inestimáveis ao empresário. Sendo assim, estudar o produto que você irá adquirir é essencial para não correr esse risco.

Produtos de baixa qualidade costumam ficar muito tempo parados no estoque. Isso porque muitos clientes conseguem identificar quando um produto tem uma qualidade e durabilidade boa. E as pessoas que entendem sobre o produto que estão comprando são justamente as melhores compradoras.

Redução da credibilidade da empresa

Toda empresa deseja ser autoridade na sua área de atuação. Assim, ela atrai não apenas clientes, mas também parceiros e investidores. No entanto, se a empresa oferece produtos de baixa qualidade, ela pode sofrer uma redução drástica da credibilidade.

Além disso, o processo de construção da autoridade e da credibilidade da empresa é demorado. Entretanto, uma vez reduzidas, o custo para reconstruí-las é ainda maior. Você pode ter produtos de alta qualidade no estoque, mas se fizer uma escolha errada e investir em algum item de baixa qualidade, pode colher os frutos de apenas uma escolha errada.

Portanto, o ideal é não correr esses riscos e apostar em produtos com matérias-primas de excelência, que ofereçam a eficiência e durabilidade que o seu cliente procura.

Como contornar prejuízos causados pela baixa qualidade de um produto?

Se você já comprou um produto ruim e precisa contornar os prejuízos, saiba que é preciso investimento e muito empenho. Porém, você pode recorrer a diversas estratégias, além de não repetir o mesmo erro novamente. Confira nossas dicas!

Evite comprar produtos muito baratos

Sabemos que é tentador, mas a maioria dos produtos com preços baixos são compostos de matéria-prima barata. Logo, você não oferecerá o que os seus clientes procuram, uma vez que todo cliente espera um produto que supra suas expectativas.

Produtos de baixa qualidade, por sua vez, costumam ter durabilidade reduzida, assim como materiais frágeis. Portanto, evite comprar esses produtos novamente e monte um estoque com peças de qualidade.

Pesquise tudo sobre o seu fornecedor

Muitos compradores não pesquisam a respeito dos fornecedores, o que pode gerar muita frustração. Dessa forma, antes de comprar um produto, pesquise sobre a origem da matéria-prima utilizada pela empresa, seus valores, suas fábricas, seus principais clientes, entre outras informações.

Procure opiniões de outros compradores em grupos e fóruns. Além disso, sempre que possível, analise o produto presencialmente. Caso não seja possível, fique atento às especificações técnicas e pesquise todas elas.

Se o cliente reclamar do preço, mostre a ele que qualidade importa

Por fim, caso você sinta uma certa resistência por parte do cliente em aceitar produtos de melhor qualidade e mais caros, busque trazer valor para o seu produto. Mostre os benefícios da aquisição do produto, apresente sua durabilidade e a eficiência.

Se preferir, faça um detalhamento das especificações técnicas. Da mesma forma, mostre para ele que o barato sai caro e que, se ele comprar algum produto muito barato, pode precisar comprá-lo novamente no curto prazo.

Colocando essas dicas em prática, com certeza, você terá os melhores resultados. Aqui na Perflex buscamos sempre trabalhar com matéria-prima de excelência. Para nós, a qualidade vem sempre em primeiro lugar. Portanto, confira nosso catálogo agora mesmo.