Mix de Produtos: por que os clientes saem da loja sem comprar

Entender os comportamentos dos clientes pode ser um desafio quando não conhecemos nosso público-alvo. No entanto, depois de pesquisar o comportamento do seu consumidor, uma série de estratégias podem ser implementadas para melhorar o desempenho das vendas e uma delas é conhecida como Mix de Produtos.

Ao final da leitura deste artigo, você entenderá por que os cliente saem de uma loja sem comprar e o que é Mix de Produtos. Continue conosco!

3 motivos que fazem os clientes saírem da sua loja sem comprar

Não há nada mais desanimador do que ver possíveis clientes desistirem de dar continuidade a uma compra. Principalmente, se a venda seria de algum item de grande valor.

Porém, descobrir as razões que fazem seus clientes terem esse comportamento é a solução para implementar mudanças. Portanto, listamos a seguir 3 motivos que fazem os clientes saírem da sua loja sem comprar.

Desconhecer suas principais necessidades

Conhecer as necessidades do cliente é o primeiro passo para entregar valor e encantá-lo desde as primeiras etapas da sua jornada.

Por isso, se você não estuda sua audiência, não conhece os produtos que ela precisa e como resolver seus problemas.

Assim, as chances dele deixar sua loja ou e-commerce sem comprar são bem maiores.

Mal atendimento ou site sem estrutura

O atendimento é um ponto essencial na tomada de decisões do cliente, uma vez que ele impacta diretamente em suas escolhas. 

O atendimento pode, inclusive, fazer o seu cliente ignorar outros fatores como preço ou qualidade do produto.

Logo, caso o potencial cliente se depare com um atendimento despreparado ou um site que ofereça uma experiência negativa, ele com certeza sairá da loja sem comprar e não irá retornar.

 

Falta de um mix de produtos

Um dos principais fatores que levam clientes a desistir de realizar uma compra é a falta de variedade de produtos.

Afinal, se você não oferta itens suficientes e interessantes para o seu público, as chances dele procurar esse produto nos concorrentes são maiores.

Além disso, não investir em um mix de produtos de qualidade pode passar a impressão de que você não se importa com as verdadeiras necessidades do comprador e não busca soluções para as suas dores.

A falta de um mix de produtos também restringe o alcance na sua área de atuação. Isso porque a ausência de produtos mais variados impedem sua marca de alcançar novos segmentos de mercados, diminuindo seu lucro e vantagem competitiva.

Afinal, o que é Mix de Produtos?

Mix de produtos é uma técnica de vendas que consiste em diversificar os produtos de uma marca com a finalidade de aumentar as possibilidades dos clientes e, como consequência, aumentar as vendas. 

Ao disponibilizar produtos diversificados em sua loja, seu potencial cliente é exposto a uma gama de mercadorias que supre as necessidades dos mais diversos perfis de público.

Além disso, existe a possibilidade dos produtos se complementarem entre si, motivando o cliente a comprar mais itens a fim de criar seus próprios kits e conjuntos.

Essa estratégia, por sua vez, não é restrita a grandes empresas, podendo ser executada por pequenas e médias empresas. O importante é analisar seu público-alvo e a área de atuação do seu negócio, bem como os canais de distribuição.

Com essas questões bem definidas, fica mais fácil diversificar os itens de acordo com os hábitos do seu público, pois entenderá suas necessidades de forma mais assertiva.

Como você já conhece os motivos que fazem os clientes saírem da sua loja sem comprar, comece a diversificar seus produtos agora mesmo. Conheça nossos produtos no catálogo.